A cavalinha é um remédio herbal tradicionalmente usado por seus diversos efeitos benéficos à saúde. Seus potenciais benefícios incluem a promoção da saúde do cabelo, da pele e das unhas. No entanto, evidências científicas limitadas comprovam isso.
A cavalinha é uma samambaia popular que tem sido usada como remédio herbal desde os tempos dos Impérios Grego e Romano (1 Fonte Confiável, 2).
Acredita-se que ela tenha múltiplas propriedades medicinais e tem sido tradicionalmente usada para tratar feridas; para melhorar a saúde da pele, do cabelo e dos ossos; e como remédio para diversas outras condições de saúde (1 Fonte Confiável, 3 Fonte Confiável).
No entanto, não há evidências humanas suficientes para comprovar muitos dos usos tradicionais da cavalinha.
Este artigo explora a cavalinha, incluindo seus potenciais benefícios, usos e desvantagens.
O que é cavalinha?
A cavalinha-do-campo ou cavalinha-comum (Equisetum arvense) é uma samambaia perene que pertence ao gênero Equisetaceae (3 Fonte Confiável, 4 Fonte Confiável).
Cresce selvagem no norte da Europa e na América do Norte e Central, bem como em outros locais úmidos com climas temperados. Possui um caule longo, verde e densamente ramificado que cresce da primavera ao outono (1Fonte confiável, 4Fonte confiável).
A planta contém inúmeros compostos benéficos que lhe conferem múltiplos efeitos benéficos à saúde. Destes, destacam-se os antioxidantes e a sílica (1Fonte confiável, 4Fonte confiável).
Antioxidantes são moléculas que protegem o corpo dos efeitos dos radicais livres, que podem causar danos às células. A sílica é um composto formado por silício e oxigênio e acredita-se que seja responsável pelos potenciais benefícios da cavalinha para a pele, unhas, cabelo e ossos (3Fonte confiável, 4Fonte confiável).
A cavalinha é consumida principalmente na forma de chá, feito pela infusão da erva seca em água quente. Também está disponível em cápsulas e tinturas.
Resumo
A cavalinha é uma samambaia que contém muitos compostos benéficos, principalmente antioxidantes e sílica. É encontrada na forma de chá, tinturas e cápsulas.
Potenciais benefícios da cavalinha
A cavalinha é usada há milhares de anos como um remédio herbal, e evidências científicas limitadas comprovam seus potenciais benefícios.
Apoia a saúde óssea
Pesquisas sugerem que a cha de cavalinha é bom para que pode auxiliar na consolidação óssea.
Por meio do metabolismo ósseo, células ósseas chamadas osteoclastos e osteoblastos remodelam continuamente os ossos para evitar desequilíbrios que podem causar ossos quebradiços. Os osteoblastos cuidam da síntese óssea, enquanto os osteoclastos decompõem o osso por meio da reabsorção.
Estudos em tubos de ensaio mostram que a cavalinha pode inibir os osteoclastos e estimular os osteoblastos. Isso sugere que ela é útil para doenças ósseas como a osteoporose, que é caracterizada por osteoclastos excessivamente ativos que resultam em ossos frágeis (1Fonte Confiável, 5Fonte Confiável).
Um estudo em ratos descobriu que uma dose diária de 55 mg de extrato de cavalinha por libra (120 mg por kg) de peso corporal melhorou significativamente a densidade óssea, em comparação com um grupo controle (6 Fonte Confiável).
Pesquisadores acreditam que o efeito de remodelação óssea da cavalinha se deve principalmente ao seu alto teor de sílica. De fato, até 25% do seu peso seco é sílica. Nenhuma outra planta possui uma concentração tão alta desse mineral (1 Fonte Confiável, 5 Fonte Confiável).
Nenhum comentário:
Postar um comentário