Os benefícios para a saúde de beber chá verde podem ajudar a prevenir doenças
Publicado em 14 de março de 2023 pela equipe da Henry Ford Health
10192
O chá é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. O chá verde, em particular, apresenta benefícios significativos. Feito a partir de folhas de chá não fermentadas, o chá verde contém concentrações altíssimas de substâncias químicas que combatem doenças, chamadas polifenóis.
“O chá verde, o preto e o oolong vêm da mesma planta. A diferença entre os chás está na forma como são processados”, diz M. Elizabeth Swenor, D.O., diretora médica de estilo de vida, medicina integrativa e funcional da Henry Ford Health. “O chá verde é processado de forma a preservar os polifenóis.” O resultado é um chá contendo de 30% a 40% de polifenóis, em comparação com os 3% a 10% do chá preto. qual melhor horario para tomar cha verde para emagrecer
Polifenóis no Chá Verde
Por milhares de anos, curandeiros na Índia, China e Japão recorreram ao chá verde para promover a saúde e o bem-estar. O motivo: polifenóis.
“Os polifenóis são os compostos químicos presentes na planta do chá que a protegem de doenças e invasões bacterianas”, diz a Dra. Swenor. “Quando bebemos chá, esses compostos químicos agem da mesma forma em nós, alimentando as bactérias saudáveis do nosso intestino e privando as bactérias prejudiciais associadas a doenças crônicas.”
Os polifenóis do chá verde se juntam a outros compostos químicos que combatem doenças, incluindo compostos chamados catequinas. As catequinas ajudam a proteger contra o câncer, doenças cardíacas e doenças autoimunes, combatendo a inflamação.
Chá Verde e Doenças Crônicas
Estudos sugerem que beber chá pode proteger o coração, reduzir o risco de câncer e até mesmo ajudar a perder alguns quilos.
Alguns dos benefícios mais importantes do chá verde:
Doenças cardíacas: O chá verde é rico em antioxidantes, que podem ajudar a prevenir a aterosclerose, particularmente a doença arterial coronariana. O chá verde também reduz o colesterol total, aumenta o colesterol HDL ("bom") e ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos.
Câncer: As taxas de câncer tendem a ser menores em países como China e Japão, onde as pessoas bebem muito chá verde. Estudos recentes sugerem que os polifenóis do chá verde podem reduzir o risco de câncer. Pesquisadores acreditam que os polifenóis podem, de fato, ajudar a matar células cancerígenas.
Síndrome metabólica: O chá verde é bem conhecido por ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Agora, uma nova pesquisa sugere que tomar extrato de chá verde por quatro semanas pode reduzir a inflamação intestinal. Em conjunto, essas descobertas sugerem que a ingestão de chá verde pode ajudar a mitigar alguns dos riscos à saúde da síndrome metabólica, uma síndrome caracterizada por pressão alta, excesso de gordura na cintura e níveis elevados de colesterol ou triglicerídeos.
Obesidade: Pelo menos um estudo mostrou que o chá verde com cafeína melhora a perda de peso e ajuda indivíduos com sobrepeso e obesidade moderada a manter a perda de peso. "A obesidade é uma doença inflamatória multissistêmica", diz a Dra. Swenor. "O chá verde é um antioxidante que ajuda a eliminar ou reduzir a inflamação sistêmica." chá para metabolismo lento
Segurança do Chá Verde
O chá verde é geralmente seguro. Especialistas recomendam beber até oito xícaras de chá verde por dia (seis xícaras de descafeinado se você estiver grávida).
Mas, de acordo com a Dra. Swenor, é melhor consumir chá verde como bebida, não por meio de suplementos ou extratos. O chá verde e seus compostos se comportam de maneira diferente no corpo quando ingeridos em forma de bebida em comparação com a forma sólida (como gomas ou suplementos). Em altas doses, o chá verde pode interagir com medicamentos como betabloqueadores ou causar toxicidade hepática.
"É importante lembrar que beber chá verde é apenas uma parte de uma abordagem holística para a saúde e a prevenção de doenças", diz a Dra. Swenor. "Melhorar sua saúde não significa consumir mais de um único alimento ou nutriente." Trata-se de prestar atenção ao panorama geral, que inclui uma dieta baseada em vegetais, que inclua frutas e vegetais de cores vibrantes — e um pouco de chá verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário