domingo, 29 de novembro de 2015

Jóias fab



Este tema está no centro da discussão do design, se funcional ou se permeado por parâmetros que o enquadram no domínio da arte. E, desta forma, a questão é aqui baseada na análise da atividade profissional de diversos criadores de jóias, considerando desde a produção individual até a seriada, de produção industrial, e o objeto/produto resultante deste trabalho, na relação que estabelece com as empresas do setor joalheiro em todos os seus três segmentos: o de jóias em materiais preciosos, o de folheados e o de bijuterias (componentes produzidos em processo industrial).

Para tanto, a metodologia desta pesquisa qualitativa complementa a coleta de dados obtida através da literatura do campo do design em geral com visitas técnicas e entrevistas semi-estruturadas de profissionais envolvidos no setor joalheiro, contando com a importante contribuição das informações fornecidas pelos empresários dos diferentes segmentos e instituições. Foram realizadas visitas a fábricas nas cidades de Limeira, Santos e São Paulo, bem como a ateliers de joalheiros e escolas de joalheria, possibilitando entrevistar profissionais de criação que atuam direta e indiretamente nas diferentes áreas ligadas ao setor produtivo. vender jóias

Este trabalho apresenta inicialmente o contexto da jóia e do design na contemporaneidade, destacando as diversas possibilidades de atuação dos seus profissionais. Desta forma, o capítulo 1 aborda a questão do conceito de design para posicionar os elementos necessários que contribuem para o entendimento do tema desta pesquisa. bijuterias para vender

O capítulo 2 traz aspectos da história da joalheria no Brasil e seu contexto atual. Instituições como o IBGM, a AJESP/SINDIJÓIAS e a ALJ, têm tido papel importante na valorização do design nacional com a promoção de exposições e concursos, os quais terão atenção especial neste capítulo.

No capítulo 3 será abordada em itens específicos, a joalheria autoral (produção manual/artesanal) com todas as suas nuances como Jóia de Autor e de Arte, além da Alta Joalheria de produção exclusiva e a comercial. Nele também é vista a joalheria chamada industrial ou comercial de produção seriada, analisando separadamente os segmentos de jóias, o de folheados e o de bijuterias, a partir das considerações sobre suas especificidades. Este capítulo apresenta um breve estudo da Alta Joalheria e dos movimentos do início do século XX, por sua relevância no entendimento da joalheria contemporânea.

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